Veja outras formas de visualizar o blog, clicando nas opções a seguir:
Sidebar Magazine Timeslide
AVISO:
O blog Antropologia da Criança apenas divulga eventos e publicações. Procurem nas respectivas postagens o link do evento para fazer sua inscrição, bem como o link da revista para enviar seu texto - a página Contato não serve para isso.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

“As Representações Expressas nos Desenhos Infantis”

         Tendo em vista os objetivos deste blog, nada mais justo do que a primeira postagem falar sobre meu trabalho de conclusão de curso. O título completo foi: “As Representações Expressas nos Desenhos Infantis – Um Olhar Antropológico”.
         Sendo este um trabalho antropológico, utilizei métodos etnográficos em minha pesquisa de campo, bem como um diário de campo durante meus estudos. A pesquisa se realizou, durante o ano de 2010, acompanhando uma turma de 5ª série de uma escola pública da cidade de Pelotas/RS, tendo como foco as aulas de Artes e os desenhos produzidos.
Segue o Resumo do TCC:
Considerando as crianças como protagonistas da sociedade, participantes de sua reprodução e transformação, esta pesquisa toma as aulas de artes de uma escola pública de Pelotas como universo de estudo.
Focamos nosso objeto em uma turma de 5ª série, em suas interações no interior da sala de aula e em seus desenhos. Buscamos entender como interagem, como produzem e que significados atribuem à seus desenhos, procurando identificar significados característicos próprios das culturas infantis.
Enfatizamos a antropologia e seus métodos como princípios norteadores para este estudo, identificando o método etnográfico como o mais adequado para lidar com as crianças, pois oportunizamos ao sujeito da pesquisa expressar sua voz e manifestações próprias. Com isso partimos de perspectivas que tomam a cultura como fator determinante para estudar as crianças e a infância, dialogando com a sociologia e a semiótica e buscando identificar características e significados possíveis de interpretação, seja nos momentos dos diálogos presentes em sala de aula, seja nos desenhos das crianças.
Palavras-chave: crianças, infância, escola, desenhos, antropologia da criança, culturas infantis, semiótica.

         Quem quiser ter acesso ao texto completo, é só pedir por email ou através da página contato do blog.
         Estou aberta à sugestões, dúvidas, críticas, comentários… 

árvores coloridas

2 comentários:

  1. Olá Francine! Belo TCC e belo trabalho no blog. Segue link de livro com capítulo que tratamos do olhar da criança Guarani sobre a luta pela terra através da produção de desenhos. Seria um prazer ter sua leitura e comentários!
    "A LUTA PELA TERRA EM ARACRUZ-ES:
    O OLHAR DA CRIANÇA GUARANI" - http://www.abrapso-es.com.br/biblioteca.php?conteudo=11

    ResponderExcluir